sexta-feira, 13 de julho de 2012

LEO Clube na Prática


Esteja pronto para investir na sua liderança e em campanhas de sucesso do seu clube.
“LEO Clube na prática” é livro esperado por todos os companheiros LEO, com exemplos de LEO Clubes do próprio Brasil.

Entrevista (exclusiva) com a autora do livro,
Por CLEO Fenando Both (LEO Parobé – DM LEO LD).

Capa do Livro: LEO Clube na Prática
Dia 28 de julho será o lançamento da maior publicação LEOística do Brasil, o livro "LEO Clube na Prática - As transformações pelo voluntariado", escrito por Mallú Mendonça. A cerimônia ocorrerá na cidade de Goiânia, juntamente com a instalação do gabinete do Distrito LEO LB 2.

Mallú, quanto tempo tu ficaste no LEO e o que essa experiência te acrescentou como pessoa?

Os meus pais são companheiros leão, fundadores do LIONS CLUBE Goianira (Distrito LEO LB-2), que é uma cidade a 20 minutos de Goiânia. Portanto, em 1989 eles entraram no LIONS e quando meu pai assumiu a presidência, em 1994, ele conheceu o LEO Clube e se apaixonou. Naquela época o L-13 (atual LB-2) era o maior distrito LEO da America Latina, e nós somamos também à este número de 47 clubes. Assim em 1994, quando entrei no LEO Goianira como associada fundadora, juntamente com 53 outros companheiros, participei durante 15 anos; saí em razão do final da condição de sócia LEO, como prevê o Estatuto Padrão de LEO Clubes, mas fui condecorada pelo distrito LEO LB-2 e LEO Goianira como “sócia honorária”.
Quando entrei no LEO, aos 14 anos, eu era extremamente tímida. Aprendi a trabalhar em grupo, desenvolvi a liderança, conheci pessoas e lugares. Pelo LEO Clube conheci quase todo o Brasil e até a Bolívia. Mas o que trago para a vida, graças ao Movimento LEO, é o desenvolvimento da minha capacidade humana. LEO Clube te torna uma pessoa melhor, e quando isto acontece uma luz aproxima-te de coisas boas, pessoas boas, humanas e honestas. Tudo tende a fazer mais sentido e ser melhor!

Hoje, como tu te sentes lançando esse livro que será sua segunda "grande obra" LEOística?

Em 2006, quando novamente fui convidada para ser assessora de treinamento do CILBRA na gestão do CLEO Dário Benedito (DM LEO LA/ LEO Bragança), e, logo após ter sido destaque em assessoria do CILBRA na gestão da CLEO Mauren Brandt (DM LEO LC, à época) em razão das 15 oficinas simultâneas que os CCLEO poderiam escolher de acordo com o tema e com o líder LEO que desejassem, veio mais um desafio: propus ao CLEO Dário fazer um consolidado de rotinas LEOísticas que mais tarde se tornou “A CARTILHA LEOÍSTICA” – a maior publicação LEOística nacional. Virou um fenômeno. Os companheiros a adquiriam, levavam-na para cima e para baixo (reuniões, eventos e até solenidades).

Então, passaram-se mais seis anos. Logo que terminei a Cartilha, algo ainda ficou – por assim dizer – faltando. “LEO CLUBE NA PRÁTICA: as transformações pelo voluntariado”, que é a nossa nova obra LEOística, é uma obra completa, pois norteia os associados do LEO Clube quanto a protocolo, história do LIONS e do LEO, estatísticas atualizadas dos LEO Clubes, tipos de eventos LEOísticos, modelos de correspondências LEOísticas (e até modelo de carta de demissão), além de muitas outras curiosidades de espécies de campanhas e exemplos – de modo mais ilustrado e bem mais didático, num cuidado todo especial que tive ao tentar abranger e responder os questionamentos tanto dos companheiros LEO Alfa (12 a 17 anos), quanto dos companheiros ômega (de 18 a 30 anos).

Desta forma, é notório dizer que estou muito feliz com o sucesso que o LEO Clube na prática já é, pois antes mesmo do lançamento, 43 exemplares foram adquiridos por companheiros Brasil afora; o que nos proporciona uma sensação de interesse de muitos companheiros, seja obra, seja pelo Movimento LEO em si.
Este livro é o mais completo feito no Brasil, mas mais do que isso, ele é todo feito por companheiros LEO (líderes nacionais que já sabiam desta empreitada e colaboraram, cada qual à sua maneira, com a concretização do mesmo, de LEO para LEO, são eles: Mauren Brandt, Dário Benedito, João Paulo Lima Teixeira, Erildo Bodaneze, Alexandre Periotto, Juliano Carvalho, Cíntia Godrin, Nataniel Fragoso, Fernando Moretti e companheiros que tem habilidades técnicas da sua formação profissional que muito nos ajudaram – Josuá Barroso, jornalista; Lucas Aquino Consultor em TI (TRE), que fez a diagramação, editoração, formatação e a fanpage; e Flávio Maciel (responsável pela divulgação e flyers). Resumindo: as campanhas do LEO Clube surtem efeito e fazem sucesso porque, coletivamente, reunimos esforços em prol de algo maior – ajudar! LEO Clube na prática é o próprio resultado do somatório de líderes que já tem história no contexto nacional, e vêm, agora, ajudar e orientar a outros (e novos companheiros líderes) de modo a fazer do Movimento LEOístico nacional, algo mais eficiente, mais prazeroso e verdadeira escola (permanente) de líderes que fazem o bem.



Como pode ser adquirido o livro?

LEO Clube na Prática é uma obra disponibilizada para qualquer associado do LIONS e LEO Clube, haja vista que todos têm muito a aprender, a estudar, e até em se deliciar numa das 300 páginas impressas do livro que está a venda, exclusivamente, pela internet. Isto é, os sócios interessados devem acessar o site AGBOOK (endereço: https://www.agbook.com.br/book/130908--LEO_Clube_na_pratica) e fazer o seu pedido. Que da confecção à entrega  (na casa do comprador) demora entre 9 e 15 dias.


Qual a mensagem que tu deixas para todos associados LEO do Brasil?

Existe uma história que diz que um rabino foi levado ao purgatório e depois ao paraíso. No primeiro ouvia-se altas gargalhadas, gritos horrendos e angustiados. Todos estavam se sentados à mesma mesa grande. A mesa era farta, mas ninguém conseguia comer, uma vez que todos ali tinham os cotovelos invertidos e de modo que não conseguiam levar comida a boca. O rabino ficou pensativo e, na sequência, foi levado ao paraíso. Da mesma forma lá havia uma mesa enorme, recheada de comida. Todos ali possuíam a mesma enfermidade nos cotovelos; a grande diferença, no entanto, estava no fato de que todos se alimentava e sabe como? Todos se serviam. Um alimentava o outro. LEO Clube é isto, ou seja, servir as nossas comunidades, nossas cidades, nossos irmãos. Mas LEO Clube também é servir as nossas comunidades LEOísticas, nossos companheiros, nossos amigos, nosso LEOísmo nacional. LEO Clube não é apenas meu clube, meu distrito ou meu DM LEO, mas todo um contexto de líderes que iguais a nós vivenciam o que o LEO Clube tem de melhor: vivermos (agora) servindo-nos mutuamente, LEO Clube na Prática é a nossa colaboração para a nossa mesa farta e deliciosa refeição! Deliciem-se.

Mallú Mendonça

Um comentário:

  1. Parabéns ao LEO Clube Parobé pelo GRANDIOSO trabalho social à comunidade e pela matéria que tanto elucida o apoio dos jovens no trabalho humanitário e no desenvolvimento da Liderança.

    Abraços LEOísticos:

    CLEO MAllú Mendonça

    ResponderExcluir